A Defesa Civil realizou, neste sábado (14), os primeiros testes do novo sistema de alerta emergencial em celulares no Nordeste. A ação tem como objetivo ampliar a prevenção a desastres naturais na região. Durante o teste, mensagens foram enviadas para celulares de moradores de 36 municípios.
Os alertas aparecem na tela do celular, com som audível mesmo no modo silencioso e sem necessidade de cadastro prévio. A operação oficial do sistema no Nordeste começa no dia 18 de junho.
O sistema já funciona nas regiões Sul e Sudeste desde dezembro de 2024 e deve ser implantado em todo o país até o fim de 2025. A simulação foi acompanhada por equipes da Defesa Civil Nacional e das defesas civis estaduais, que monitoraram a operação em campo.
Na Paraíba, participaram os municípios de João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas.
Também foram incluídas as cidades de Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde, em Alagoas; Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália, na Bahia; Fortaleza, Aquiraz, Caucaia e Uruburetama, no Ceará; São Luís, Paço Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz, no Maranhão; Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Ipojuca, em Pernambuco; Teresina, Urucuí, Picos e Esperantina, no Piauí; Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, no Rio Grande do Norte; além de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância e Lagarto, em Sergipe.
Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)