A Unimed de Campina Grande/PB emitiu uma nota oficial, nesta sexta-feira (20), para se pronunciar sobre as reclamações de um homem identificado como Manuel Vieira, que relatou problemas no atendimento dado ao seu filho na unidade de saúde. Ele contou que a criança de 2 anos estava internada no local e que os remédios para tratamento do paciente estavam disponíveis no hospital, mas os medicamentos não foram liberados devido a uma falha no sistema que controla a distribuição de insumos. Diante da situação, o pai decidiu pedir a transferência do filho para outra unidade.
No comunicado, a Unimed reconheceu a ”dificuldade sistêmica” em relação aos remédios, mas disse que o problema não gerou ”prejuízo à saúde do paciente”. O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais após a divulgação feita pelo Blog do Márcio Rangel.
Confira a nota emitida pela Unimed:
”A Unimed Campina Grande, movida pelo compromisso com a vida e com a transparência no cuidado à saúde, vem a público prestar esclarecimentos sobre o caso que vem repercutindo nas redes sociais – a transferência de uma criança internada em nossa unidade para outro hospital da cidade.
Sobre o Caso
Na última terça-feira (17/06/2025), uma criança deu entrada em nosso Pronto Atendimento Pediátrico, sendo imediatamente acolhida e atendida por nossa equipe. Após criteriosa avaliação médica, foi internada em apartamento, onde permaneceu sob cuidados até a data de ontem (19/06/2025). Diante da evolução do quadro clínico, e avaliação da pediatra plantonista, foi indicado suporte em UTI, com o objetivo de proporcionar um acompanhamento mais intensivo e adequado à condição apresentada.
A permanência na UTI transcorreu sob rigorosa vigilância médica e com o apoio de todos os recursos necessários. No entanto, por decisão do genitor, o paciente foi transferido para outra unidade hospitalar, sem que houvesse indicação ou risco clínico apontado por nossa equipe ou profissionais do hospital de destino.
Nosso compromisso com a Assistência
Desde a chegada do paciente até a sua transferência, foi garantido ao paciente atendimento médico continuado, humanizado e alinhado aos protocolos assistenciais vigentes. Nossa estrutura física, equipe multidisciplinar e disponibilidade de insumos estavam plenamente aptas para garantir a segurança e a integridade da criança.
Reconhecemos, com absoluta transparência, que houve uma dificuldade sistêmica pontual relacionada ao tempo de fornecimento de um dos medicamentos. Essa situação, embora indesejada, foi gerada sem prejuízo à saúde do paciente, visto que não comprometeu a terapêutica aplicada.
Da Nossa Solidariedade
Compreendemos, profundamente, a angústia vivida pelos pais desse paciente diante de um momento tão delicado. Sabemos que, quando se trata da saúde de um filho, cada segundo importa – e é com essa sensibilidade que acolhemos e respeitamos as escolhas feitas pela família.
Neste contexto, informamos que está sendo instaurada uma sindicância interna para apuração rigorosa dos fatos com objetivo de identificar eventuais possíveis lacunas e oportunidades de melhoria, reafirmando nosso compromisso com a excelência no cuidado com a saúde e respeito à vida, na nossa trajetória de mais de 50 anos em serviços prestados.
Dr. Márcio Rossani Farias de Brito
Superintendente Médico Assistencial
Diretor Técnico do HUniCG”.