A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba flagrou, entre os dias 19 e 22 de junho, cinco motoristas dirigindo sob efeito de álcool em rodovias do estado. As ocorrências foram registradas nos municípios de Queimadas, Campina Grande e Sobrado. Duas delas envolveram acidentes de trânsito, e uma incluiu tentativa de fuga durante a fiscalização.
Em Queimadas, na BR-104, um homem de 64 anos foi abordado na madrugada de quinta-feira (19) após apresentar sinais de embriaguez. O teste do bafômetro confirmou teor alcoólico de 0,96 mg/L. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária.
Em Campina Grande, na BR-230, na noite de sexta-feira (20), um acidente envolvendo três motocicletas deixou feridos. Um dos condutores, de 44 anos, trafegava pela contramão e pelo acostamento, quando provocou a colisão. O teste de alcoolemia apontou 1,17 mg/L, configurando crime de trânsito.
No sábado (21), também em Campina Grande, um motorista de 37 anos foi preso após tentar fugir da fiscalização na BR-230. O veículo que ele conduzia estava com a placa ilegível. Ele foi interceptado a cerca de 3 km e submetido ao teste, que apontou 0,85 mg/L de álcool.
No domingo (22), em Sobrado, na zona da mata paraibana, um acidente na BR-230 envolveu dois veículos. Um dos condutores, de 64 anos, apresentava sinais claros de embriaguez e confirmou, no teste, 0,56 mg/L.
Ainda na noite de domingo, em Campina Grande, agentes abordaram um veículo que trafegava em velocidade muito reduzida na BR-230. O motorista, de 35 anos, também apresentava sinais de embriaguez. O teste apontou 0,42 mg/L. Além disso, foi constatado que o veículo estava com licenciamento vencido desde 2010, sendo recolhido.
Todos os motoristas foram encaminhados às delegacias para os procedimentos legais. A PRF reforça que dirigir sob efeito de álcool compromete a segurança no trânsito, aumenta o risco de acidentes e pode gerar responsabilização criminal, além de multas e suspensão da carteira de habilitação.
Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)