Foto: Fluminense F.C
Ao vencer o Al-Hilal por 2×1 e conquistar uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o Fluminense também chegou aos R$ 329 milhões só em premiações referentes à competição. No entanto, as equipes participantes do torneio devem pagar um percentual de 30% de tributação federal sobre este valor ao Governo dos Estados Unidos, país que sedia o Mundial.
Os times do Brasil também serão taxados em 15% do valor das premiações pela Receita Federal brasileira, pelo Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Essa questão motivou alguns times a considerar a possibilidade de criar uma empresa em solo americano para diminuir os tributos.
A FIFA, organizadora do ‘Super Mundial’, negocia com o Governo Trump para tentar reduzir os impostos sobre as premiações, mas nenhum acordo foi oficialmente anunciado até o momento.O percentual de 30% de tributação federal norte-americana atinge todo o dinheiro arrecadado e ignora a isenção de taxas que a FIFA costuma disponibilizar nos torneios internacionais.
O Fluminense, único sul-americano restante no campeonato, enfrenta o Chelsea no Metlife Stadium nesta terça-feira (08), para decidir o primeiro finalista da Copa do Mundo de Clubes.
Por @danielvidaljornalista