Por Verton Ribeiro
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que pretende conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas que esse diálogo não deve acontecer por enquanto. “Talvez em algum momento, mas não agora”, disse o republicano, em resposta à jornalista Raquel Krähenbühl, da TV Globo, em Washington. A fala acontece dois dias após Trump enviar uma carta ao governo brasileiro anunciando uma tarifa de 50% sobre produtos do país, com previsão de vigência a partir de 1º de agosto.
Durante a declaração, Trump também saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que Lula o trata de forma “muito injusta”. “Eu o conheço bem, já negociei com ele e ele é um bom negociador. Posso te falar que ele é um homem muito honesto e ama o povo brasileiro”, declarou o norte-americano, que tem usado suas redes sociais para criticar o julgamento de Bolsonaro no STF.
Nos últimos dias, Trump intensificou o apoio público ao ex-presidente brasileiro. Em postagens, disse que Bolsonaro está sendo perseguido e descreveu o processo judicial contra ele como uma “caça às bruxas”. Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado, acusado de envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023.











