O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta sexta-feira (11), em entrevista à GloboNews, que a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil tem motivação política. Segundo ele, a decisão do presidente americano Donald Trump está relacionada aos processos enfrentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e não apenas a questões econômicas.
Durante a entrevista, Flávio defendeu uma anistia ampla para seu pai e para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ele também voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF), em especial o ministro Alexandre de Moraes, a quem atribui interferências no governo Bolsonaro e influência no processo eleitoral de 2022.
Flávio citou como exemplo a decisão do STF que impediu a nomeação de Alexandre Ramagem para a chefia da Polícia Federal, além das investigações conduzidas por Moraes envolvendo Jair Bolsonaro. Segundo o senador, essas ações contribuíram para que Trump enxergasse uma perseguição política ao ex-presidente.
O senador também criticou a atuação do STF em relação ao projeto de anistia, que segundo ele vem sendo bloqueado por integrantes da Corte. Ele acusou Moraes de agir com motivação política contra a direita brasileira e reforçou o discurso de que Bolsonaro é vítima de perseguição judicial.
Sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que tenta negociar alternativas para evitar o tarifaço, Flávio disse que ele “está no papel dele”, mas avaliou que a proposta tem “pouca chance de resolver” a crise com os Estados Unidos.
Por Wanderson Gomes (@w4ndersongomes)