O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (12) a aplicação de tarifas de 30% sobre produtos importados da União Europeia e do México. As medidas entram em vigor no dia 1º de agosto.
O anúncio foi feito nas redes sociais, onde Trump divulgou as cartas enviadas aos dois governos. Em relação ao México, o presidente afirmou que o país tem colaborado no controle da fronteira, mas não o suficiente para conter a ação dos cartéis. Por isso, justificou a taxação como resposta à crise do narcotráfico.
Trump também alertou que, em caso de retaliação por parte dos países afetados, os EUA poderão aumentar ainda mais as tarifas.
Sobre a União Europeia, o presidente criticou os déficits comerciais com o bloco e disse que os Estados Unidos não podem mais aceitar relações comerciais que, segundo ele, não são recíprocas. Ele defendeu que empresas europeias instalem fábricas em território americano para evitar a cobrança.
As novas tarifas fazem parte de uma estratégia mais ampla do governo Trump de endurecer a política comercial dos Estados Unidos.
Por Wanderson Gomes (@w4ndersongomes)