Por Verton Ribeiro
O governo federal deve anunciar nesta segunda-feira (14) a criação de um comitê com empresários para discutir uma resposta à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida foi definida após uma reunião de mais de quatro horas entre o presidente Lula e representantes de sete ministérios no Palácio da Alvorada, nesse domingo (13).
Coordenado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, o comitê contará com participação dos ministérios da Fazenda, Relações Exteriores, Agricultura e da Casa Civil. Alckmin também informou que o governo vai regulamentar ainda nesta semana a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso, que permite aplicar medidas tarifárias e não tarifárias contra países que adotem barreiras comerciais ao Brasil.
Lula afirmou que vai se reunir pessoalmente com empresários dos setores afetados e reforçou que as negociações com os EUA serão estritamente econômicas. Pela manhã, em tom mais leve, o presidente publicou um vídeo comendo jabuticabas e brincou com Trump: “Não precisa de briga tarifária, precisa de muita união e de muita relação diplomática.”












