PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe; julgamento deve ocorrer em setembro

Por Redação
2 min. leitura

Por Verton Ribeiro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete acusados por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. A manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes pouco antes da meia-noite e faz parte das alegações finais do processo, última etapa antes do julgamento, previsto para setembro.

No documento de 517 páginas, o procurador-geral Paulo Gonet aponta Bolsonaro como líder da organização criminosa e principal articulador das ações que tentaram reverter o resultado das eleições de 2022. Segundo ele, o ex-presidente usou o aparato estatal para atacar instituições, espalhar desinformação e gerar instabilidade, com apoio de aliados no governo e nas Forças Armadas. As penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Além de Bolsonaro, foram incluídos no pedido de condenação nomes como Braga Netto, Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid. Cid, que assinou acordo de delação premiada, pode ter a pena suspensa. A defesa dele tem 15 dias para apresentar alegações finais. Depois disso, será a vez dos demais acusados, e o STF marcará a data do julgamento, com expectativa para setembro.

Compartilhe este artigo