Por Verton Ribeiro
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar da Paraíba, deu início à Operação Afetação, com foco em um grupo suspeito de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A investigação aponta que os alvos da operação usavam o lucro de atividades criminosas para levar uma vida de ostentação, com carros de luxo, casas em condomínios fechados e uma rotina que chamava atenção pelo alto padrão. As buscas aconteceram em João Pessoa, nos bairros do Valentina Figueiredo, Oitizeiro e Muçumagro, além das cidades de Conde e Cruz do Espírito Santo.

O nome da operação Afetação foi escolhido justamente para refletir o comportamento do grupo investigado, que segundo a polícia simulava uma realidade forçada, distante da condição financeira real dos envolvidos. A ideia era aparentar sucesso e riqueza, escondendo a origem ilegal dos bens e do estilo de vida. Ainda de acordo com a investigação, o grupo usava o dinheiro do tráfico para comprar imóveis e veículos de alto valor, criando uma aparência de prosperidade construída sobre atividades ilícitas.
Ao todo, foram autorizados 14 mandados de busca e apreensão, seis ordens de prisão temporária e o bloqueio de bens como parte da tentativa de interromper o ciclo de lavagem de dinheiro. Os investigadores acreditam que os suspeitos também contavam com empresas de fachada e laranjas para movimentar o dinheiro de forma disfarçada.












