Após a morte de Preta Gil, neste domingo (20), em decorrência de complicações de um câncer no intestino, descoberto em janeiro de 2023, a família iniciou os trâmites para o translado do corpo da cantora dos Estados Unidos para o Brasil. No entanto, ainda não há uma data definida para a chegada do corpo ao país, pois o processo depende da conclusão de uma série de procedimentos legais e sanitários.
Nesse caso, o Consulado-Geral do Brasil deve ser informado para providências legais com relação à documentação. A família deve apresentar: Certificado de traslado do corpo; Certidão de Óbito original; Certificado de Embalsamamento; Atestado sanitário de doença não-contagiosa. Os familiares de Preta Gil estão acompanhando tudo de perto, mas, por enquanto, o horário e o local da cerimônia de despedida no Brasil ainda não foram divulgados.
Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons, e segue o talento musical da família. De acordo com informações, Preta passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil, uma ambulância foi chamada, mas ela morreu a caminho do hospital.











