Casos de acidentes com idosos aumentam 11% em Campina Grande/PB

Por Redação
2 min. leitura

Por Verton Ribeiro

O número de acidentes envolvendo pessoas idosas cresceu 11% em Campina Grande, segundo levantamento da equipe de ortopedia do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes. Os atendimentos saltaram de 2.584 para 2.882 em um ano. De acordo com o médico ortopediatra Igor Rodrigues Gama, o aumento está ligado tanto ao envelhecimento da população quanto à falta de adequações nos ambientes onde os idosos vivem.

Segundo o especialista, o risco de fratura em casos de queda é elevado e traz sérias consequências, como perda de mobilidade e maior tempo de internação. Ele reforça a importância da prevenção com medidas simples, como instalação de barras de apoio, uso de pisos antiderrapantes e manutenção da organização dos espaços. “O idoso, muitas vezes, tem uma rotina bem definida. Alterar objetos de lugar pode causar acidentes graves”, alertou.

Igor também destacou a relevância da atividade física regular, alimentação equilibrada e controle de doenças crônicas como formas de proteção indireta. Ainda que a fratura de fêmur seja uma das mais frequentes, ele alerta para a existência de traumas menores que também podem comprometer a qualidade de vida do paciente. “Tudo o que for feito para manter o idoso ativo e com saúde traz benefícios reais para a recuperação e prevenção de novos acidentes”, concluiu.

Compartilhe este artigo