Por Verton Ribeiro
A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) vai continuar presa na Itália durante o processo de extradição para o Brasil, decidiu a Justiça italiana nesta sexta-feira (1º). A deputada, que está detida no presídio feminino de Rebibbia, passou por uma audiência de custódia na Corte de Apelação de Roma nesta sexta. A informação foi confirmada pelo embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, e por integrantes da Polícia Federal.
O processo de extradição pode durar até dois anos, conforme a legislação italiana, passando por dois tribunais: a Corte de Apelação e a Corte de Cassação. A decisão final caberá ao ministro da Justiça da Itália. A Polícia Federal brasileira colaborou com a captura, com apoio da Interpol e agências italianas, após Zambelli ser procurada por crimes cometidos no Brasil. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, já havia determinado o cumprimento de sua pena de 10 anos no Brasil.
Enquanto aguarda o andamento da extradição, ela também enfrenta investigações adicionais, incluindo um novo inquérito aberto pelo STF por coação e obstrução de investigações.











