Por Verton Ribeiro
Uma operação da Polícia Federal, realizada na manhã desta quinta-feira (7), desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudar empréstimos na Caixa Econômica Federal (CEF). A ação, batizada de Expurgatio, cumpriu ordens judiciais em João Pessoa e Manaus, onde foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva e quatro medidas cautelares.
A investigação revelou que a quadrilha operava com documentos falsificados de clientes, incluindo servidores públicos, para abrir contas e solicitar empréstimos fraudulentos. Após a concessão dos créditos, os valores eram transferidos para contas de fachada, com o objetivo de desviar os recursos para os verdadeiros beneficiários da fraude. A organização criminosa, que atua nas agências da CEF desde 2016, foi identificada como especializada em estelionatos bancários e já havia sido presa anteriormente, mas continuava praticando os mesmos crimes.
A operação desvendou dois núcleos da organização: o primeiro, com influência em todo o estado do Amazonas, coordenava as fraudes nas agências mais distantes e cuidava da escolha dos perfis das vítimas. O segundo núcleo operava principalmente em João Pessoa, na Paraíba, e direcionava os valores fraudulentos para uma pessoa física. O total de fraudes identificadas ultrapassa R$ 941.000,00, o que evidencia o impacto financeiro da ação criminosa. A Polícia Federal segue investigando o caso.












