Um terremoto de magnitude 6,1 foi registrado neste domingo (10) na província de Balikesir, no oeste da Turquia, por volta das 19h53 no horário local (13h53 em Brasília), segundo a Autoridade de Gerenciamento de Desastres e Emergências do país (AFAD). O tremor foi sentido em diversas províncias da região, incluindo áreas próximas à cidade de Istambul, a cerca de 200 quilômetros do epicentro.
Apesar da intensidade, as autoridades não relataram vítimas fatais até o momento. No entanto, de acordo com a imprensa turca, algumas construções foram afetadas, incluindo pelo menos um prédio que desabou em Sindirgi. O prefeito da cidade, Serkan Sak, afirmou que quatro pessoas foram resgatadas com vida e que equipes de resgate ainda tentam localizar outras duas. No vilarejo de Golcuk, casas também desabaram e a torre de uma mesquita veio abaixo.
A AFAD informou que o epicentro do tremor foi registrado a uma profundidade de 11 quilômetros, enquanto o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ) estimou uma magnitude ligeiramente superior, de 6,19, e profundidade de 10 km. Tremores secundários foram sentidos na região, incluindo um de magnitude 4,6.
O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, afirmou que as equipes de emergência iniciaram inspeções em Istambul e nas províncias vizinhas. A lembrança ainda é recente do devastador terremoto de 2023, que deixou mais de 53 mil mortos na Turquia e causou destruição em larga escala no sul do país e também na vizinha Síria.












