Após fiscalização, matadouros em Santa Rita e Esperança são multados por crimes ambientais

Por Redação
2 min. leitura

Dois matadouros localizados nas cidades de Santa Rita e Esperança/PB, tiveram as atividades embargadas e foram multados após uma operação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). As ações aconteceram na segunda (11) e terça-feira (12), e identificaram diversas irregularidades ambientais.

Em Santa Rita, o alvo foi um matadouro privado reincidente. O local já havia sido embargado anteriormente, mas retomou as atividades sem a devida regularização. Durante a fiscalização, os técnicos constataram o lançamento de efluentes sem tratamento diretamente na natureza. O estabelecimento foi multado em 342 UFR-PB, o equivalente a mais de R$ 24 mil.

Já em Esperança, a operação foi realizada no Matadouro Público Municipal. Segundo a Sudema, o local funcionava sem licenciamento ambiental e lançava efluentes com sangue sem tratamento no solo e em um corpo hídrico próximo. Também foram encontradas carcaças e chifres descartados de forma irregular no meio ambiente. As multas aplicadas somam 414 UFR-PB, o que representa cerca de R$ 33,4 mil.

Ambos os estabelecimentos tiveram as atividades suspensas até que regularizem a situação junto aos órgãos ambientais competentes. A fiscalização foi conduzida por equipes da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA), Divisão de Fiscalização (Difi) e Coordenadoria de Controle Ambiental (CCA), da Sudema.

Compartilhe este artigo