Por Verton Ribeiro
Uma pesquisa Ipsos-Ipec divulgada neste sábado (16) mostra que 38% dos brasileiros consideram o início do pontificado de Leão XIV como ótimo ou bom. O levantamento foi feito dois meses após o início oficial do papado, que neste fim de semana completa 100 dias. Segundo os dados, 14% dos entrevistados classificaram a atuação como ótima e 24% como boa. Outros 28% avaliam como regular, e 5% disseram ser ruim ou péssima. Já 29% da população afirmaram não saber ou preferiram não responder (o que, segundo o instituto, indica que o novo papa ainda está em fase de avaliação pelo público).
Entre os católicos, a avaliação positiva é maior: 54% consideram o pontificado ótimo ou bom, e apenas 17% disseram não ter opinião formada. Já entre os evangélicos, a aprovação cai para 22%, e o percentual de indecisos salta para 41%. A pesquisa também mediu a percepção sobre a continuidade entre o papado de Leão XIV e o de seu antecessor, Francisco, que morreu em abril. Para 45%, o novo papa segue a mesma linha de atuação. Além disso, metade da população acredita que ele pode contribuir muito para melhorar a imagem da Igreja Católica (percentual que chega a 62% entre os católicos.)
Os dados mostram ainda uma divisão política na percepção do pontífice. Entre os que aprovam o governo Lula, 55% avaliam o papa positivamente. Já entre os que reprovam a gestão federal, esse número cai para 30%. A aprovação também é maior entre os que votaram em Lula no segundo turno de 2022 (46%) em comparação aos que votaram em Jair Bolsonaro (33%). A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 131 municípios entre os dias 3 e 8 de julho, com margem de erro de até dois pontos percentuais no total da amostra e nível de confiança de 95%.











