O pagamento do Auxílio Gás será retomado a partir da próxima segunda-feira (18) para as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. O benefício, que ajuda na compra do botijão de gás de cozinha de 13 kg, segue o mesmo calendário do Bolsa Família e será pago de forma escalonada até o dia 29 de agosto, conforme o número final do NIS (Número de Identificação Social).
O valor do benefício é definido com base na média do preço do botijão nos últimos seis meses, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em junho, o valor repassado foi de R$ 108, e o novo valor será divulgado nos próximos dias. Mesmo quem já recebe o Bolsa Família ou outros programas de transferência de renda pode solicitar o Auxílio Gás — e o valor não é contabilizado como renda no CadÚnico, o que facilita a permanência em outros benefícios.
Confira o calendário de pagamento conforme o final do NIS: final 1 recebe no dia 18, final 2 no dia 19, e assim sucessivamente até o dia 29 de agosto, quando recebem os beneficiários com NIS final 0. Os próximos repasses do Auxílio Gás estão previstos para outubro e dezembro. A recomendação é que os beneficiários fiquem atentos às datas e consultem o app do Bolsa Família ou Caixa Tem para mais informações.











