TJPB e Aemp unem forças para promover cidadania e cuidado na Semana pela Paz em Casa em CG

Por Redação
2 min. leitura

Campina Grande deu início, nesta segunda-feira (18), à 30ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, realizada no Fórum Affonso Campos. A abertura contou com a campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica e com a ação social “Cidadania e Cuidado”, fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp).

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em conjunto com os tribunais estaduais, a Semana acontece até sexta-feira (22) e tem como objetivo agilizar julgamentos de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. No estado, estão previstas 543 audiências, sendo mais de 150 em Campina Grande, além de júris de feminicídios.

Durante a abertura, o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, destacou o compromisso do Judiciário com o combate à violência contra a mulher. Já a presidente da Aemp, Nalva Coutinho, explicou que a ação social busca oferecer serviços gratuitos à população, como emissão de identidade, coleta de sangue, atendimentos de saúde, corte de cabelo e manicure.

O juiz Ely Jorge Trindade, diretor do Fórum, ressaltou que a mobilização fortalece o trabalho da Vara de Violência Doméstica, enquanto a juíza Graziela Queiroga, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, lembrou que esta é a segunda edição da Semana realizada em 2025.

A iniciativa também incentiva a doação de sangue, em parceria com o Hemocentro, além de contar com apoio de instituições como Sesc, Senac, Fundac, São Braz e Unifacisa.

O evento de abertura teve a presença de magistrados, servidores, autoridades e população em geral, e incluiu apresentação cultural do grupo Cantores da Colina, da Secretaria de Assistência Social de Campina Grande.

Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)

Compartilhe este artigo