As nascentes do Açude Velho, em Campina Grande, foram o ponto central das discussões no episódio mais recente do MRCast Sustentabilidade: “No Tom da Conversa”, apresentado por Tony Ambientalista e que teve como convidado o biólogo Veneziano Guedes.
Ele destacou que a área abriga cerca de 6% da diversidade de aves do Brasil e que, recentemente, foram identificadas duas espécies inéditas de borboletas exclusivas da região, já consideradas em risco de extinção.
Apesar do potencial, Veneziano alertou para os principais gargalos enfrentados pelo Açude Velho, que, segundo ele, são de ordem cultural e educacional. “Se perdermos esse resquício de natureza, vamos transformar o Açude Velho e o Bodocongó em simples lagoas de estabilização, matando a galinha dos ovos de ouro de Campina Grande”, afirmou.
O biólogo ressaltou ainda que ainda há tempo de ressignificar a relação da cidade com suas nascentes, especialmente diante do cenário de mudanças climáticas, defendendo que Campina Grande pode se tornar referência nacional em sustentabilidade se souber valorizar sua riqueza natural.
O episódio completo está disponível no canal da MRTV no YouTube.











