A oposição no Congresso decidiu apoiar o deputado Duarte Jr. (PSB-MA), da base do governo Lula, para a vice-presidência da CPI mista do INSS. O nome dele foi confirmado em votação simbólica nesta terça-feira (26), após o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) retirar a própria candidatura ao cargo. A escolha foi articulada minutos antes do início da reunião e teve o aval de parlamentares de diferentes blocos políticos.
O acordo foi visto como uma tentativa de pacificação, após a disputa da semana passada que colocou aliados da oposição no comando da comissão. Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente da CPI em meio a uma articulação de bastidores que contrariou o Planalto, enquanto o relator escolhido foi o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), e não o nome indicado pela presidência da Câmara. A eleição de Duarte Jr. representa um ponto de equilíbrio entre os dois lados.
Durante sua fala como novo vice-presidente da CPI, Duarte Jr. defendeu que os trabalhos foquem nos aposentados e deixem divergências ideológicas de lado. A comissão foi criada para investigar fraudes em benefícios do INSS, que, segundo a Polícia Federal e a CGU, podem ter causado um prejuízo de até R$ 6,3 bilhões. O esquema envolvia cobranças mensais indevidas, feitas por entidades que usavam dados falsos para aplicar descontos em aposentadorias e pensões. A CPI deve votar nesta terça os primeiros requerimentos e definir o cronograma de atividades.












