Supercomputador de inteligência artificial da UFCG é destaque no MRCast Especial

Por Redação
2 min. leitura

Diante do crescimento da Inteligência Artificial e da demanda por computação de alta performance, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai inaugurar, ainda em 2025, um supercomputador capaz de ampliar a pesquisa acadêmica e tecnológica, consolidando a instituição como referência nacional. O professor George Lira, coordenador do projeto, participou do MRCast Especial, onde compartilhou detalhes sobre a iniciativa, desde a concepção até os impactos esperados para a comunidade científica.

O projeto, aprovado em 2024 entre mais de 230 propostas de todo o país, representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões e permitirá à universidade ter infraestrutura própria para simulações avançadas, modelagem matemática complexa, desenvolvimento de modelos de IA, Internet das Coisas (IoT), segurança cibernética e computação quântica simulada.

A iniciativa surgiu a partir dos professores George Lira, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, e Leandro Balby, da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação, com apoio de outros docentes do Centro de Engenharia Elétrica e Informática e de diferentes centros da UFCG, reforçando o caráter multissetorial e multiusuário do projeto.

O equipamento, vindo dos Estados Unidos, será instalado no Edifício Telmo Araújo, no Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG, em Campina Grande, que está passando por reformas para receber a máquina, incluindo nova estrutura de energia e dados e sistema exclusivo de refrigeração líquida.

O episódio já está disponível no canal da MRTV no YouTube. O MRCast Especial vai ao ar toda quarta-feira, ás 20h nas multiplataformas do Blog do Márcio Rangel.

Compartilhe este artigo