O advogado e especialista em gestão de trânsito Warlen Andrade André participou do MobiliCast na última quinta-feira (11) para discutir o papel das autoescolas na construção de um trânsito mais seguro e cidadão.
Na ocasião, ele se mostrou surpreso com a proposta do ministro Renan Filho de acabar com a obrigatoriedade das aulas em autoescolas para reduzir o custo da CNH, destacando o aumento de acidentes de trânsito em todo o Brasil, a exemplo apenas o Hospital de Trauma de Campina Grande registrou 7.060 entradas de vítimas de acidentes de trânsito entre janeiro e agosto de 2024.
O advogado explicou que multas, blitzes e fiscalizações são fundamentais para salvar vidas e que a formação de condutores é indispensável para reduzir acidentes. Para ele, as 45 horas de aulas exigidas atualmente são insuficientes e a educação para o trânsito deve ser fortalecida em projetos nas escolas e ações de conscientização.
Iniciativas em discussão no Congresso, como a Jornada pela Educação no Trânsito e a criação de uma Comissão Nacional para autoescolas também foram comentadas, reforçando a ampliação da formação também com apoio da tecnologia: “A educação e a fiscalização são pilares indispensáveis para preservar vidas no trânsito”, reforçou.











