‘Careca do INSS’ deve depor à CPMI nesta segunda-feira (15), após acordo com defesa

Por Redação
2 min. leitura

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga irregularidades no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem previsto para esta segunda-feira (15), às 16h, o depoimento do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. A oitiva deve ocorrer de forma presencial, após acordo entre a defesa do empresário e os membros da comissão.

Mesmo após o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter desobrigado o comparecimento do investigado à CPMI, a decisão de depor foi confirmada pela defesa. O empresário foi preso na última sexta-feira (12) durante uma nova fase da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que apura um esquema de desvios dentro do INSS. Após a decisão do STF, o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou que o colegiado iria recorrer, mas manteve contato com os advogados para garantir o depoimento.

Segundo as investigações da PF, Antônio Carlos seria um intermediário no esquema: recebia valores debitados indevidamente e repassava parte do montante a servidores do INSS, familiares ou empresas ligadas a eles. Para a oitiva desta segunda-feira, a comissão informou que um esquema especial de segurança foi montado com o apoio da Polícia Legislativa e da Polícia Federal. A expectativa, segundo o senador Carlos Viana, é de que o empresário colabore voluntariamente com as investigações.

Compartilhe este artigo