Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu nesta quinta-feira (18) a costa da Rússia, na Península de Kamchatka, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Um alerta de tsunami foi emitido para a região e ilhas próximas.
O epicentro do tremor foi localizado a 128 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade com cerca de 165 mil habitantes, a 10 km de profundidade, o que aumenta o risco de ondas. Após o tremor principal, outros cinco abalos acima de magnitude 5 foram registrados em apenas uma hora.
O governador de Kamchatka informou que todos os serviços de emergência da região foram colocados em estado de prontidão. Até o momento, não há relatos de feridos ou danos materiais.
O USGS alerta que ondas de até três metros podem atingir a costa leste da Rússia, e há risco de tsunamis de até um metro no Havaí e em ilhas do Alasca.
Em julho, a mesma área foi atingida por um terremoto de magnitude 8,8, que gerou tsunamis na Rússia, Japão e Havaí. Na época, ondas de até 4 metros destruíram construções costeiras e obrigaram centenas de pessoas a deixarem suas casas, sem registro de mortes. A região também abriga uma base militar russa de submarinos nucleares, que pode ter sido afetada pelo tremor anterior.
Confira o boletim desta tarde:
Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)











