Biólogo alerta sobre retrocessos e reforça importância da educação ambiental no Brasil

Por Redação
2 min. leitura

A educação ambiental no Brasil: entre retrocessos, desafios e caminhos para o futuro foi o tema do episódio do MRCast Sustentabilidade: No Tom da Conversa, com o biólogo e professor Daniel Luiz Ferreira, especialista em educação ambiental lúdica, paisagismo e jardinagem, e coordenador do Horto Florestal de Campina Grande. Daniel compartilhou sua trajetória, desde a decisão inesperada de cursar biologia até o envolvimento profundo com o ensino e a preservação ambiental.

No Horto Florestal, onde trabalha desde 2017, Daniel coordena a produção de 22 mil mudas em 97 variedades, incluindo espécies nativas e exóticas, distribuídas para arborização urbana e ao público. Ele destacou a importância do plantio adequado, alertando sobre problemas causados por espécies não nativas, árvores antigas que prejudicam o asfalto ou palmeiras imperiais mal posicionadas, além da necessidade de substituição e vistoria regular para a segurança da população.

Como professor, Daniel enfatizou que a conscientização ambiental começa com educação ativa, ensinando desde pequenos a cuidar do ambiente, manter espaços limpos e respeitar a natureza. Ele reforçou que a preservação das plantas é fundamental para a vida e que essas ações devem ser multiplicadas, formando cidadãos conscientes do valor do meio ambiente para a cidade e para o país.

O podcast é apresentado por Tony Ambientalista, e vai ao ar toda segunda-feira, às 19h, nas multiplataformas do Blog do Márcio Rangel.

Compartilhe este artigo