Em Nova York, Lula se diz aberto ao diálogo com Donald Trump e critica medidas impostas ao Brasil

Por Redação
1 min. leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (22) que está pronto para dialogar com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, caso haja interesse. A declaração foi dada em entrevista ao canal norte-americano PBS, durante sua primeira viagem aos EUA desde que Trump impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Lula criticou a postura do ex-presidente americano durante o governo de Jair Bolsonaro, afirmando que Trump escolheu se relacionar com Bolsonaro em vez de buscar uma aproximação com o povo brasileiro. Segundo o presidente, a cobrança tarifária não é apenas uma questão comercial, mas também política: “Quando o presidente Trump quiser falar de política, eu também converso sobre política”, disse Lula.

O presidente brasileiro defendeu ainda que a relação entre países deve ser conduzida independentemente das diferenças políticas. Ele ressaltou a importância de manter uma postura civilizada entre as duas maiores democracias e economias das Américas.

Lula participa da Assembleia Geral da ONU em Nova York, onde abrirá o debate de líderes na manhã desta terça-feira (23).

Compartilhe este artigo