Inteligência Artificial e Proteção de Dados são debatidas no MRCast Especial desta quarta (24)

Por Redação
1 min. leitura

Os impactos da inteligência artificial e os desafios da proteção de dados no Brasil foram discutidos no MRCAST Especial. Entre os temas abordados estiveram o uso de imagens e vozes de terceiros em aplicativos de IA, fatores positivos e negativos das tecnologias e a forma ética de utilizar plataformas.

Cláudio Lucena Killa, professor da UEPB, advogado e membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados, explicou que o conselho produz estudos e sugere regras à Autoridade Nacional de Proteção de Dados, sem fiscalizar ou implementar políticas. Ele também comentou sobre denúncias de adultização de conteúdo por influenciadores, a aplicação da Lei Carolina Dieckmann e deu dicas de proteção de dados, destacando áreas mais vulneráveis a vazamentos.

As dificuldades do poder público em aplicar a Lei Geral de Proteção de Dados, especialmente em casos envolvendo pensionistas de órgãos previdenciários também foram abordados. Segundo pesquisas mencionadas por Killa, 55% dos brasileiros já haviam utilizado IA em 2024, número que deve crescer em 2025.

Compartilhe este artigo