A CBF divulgou nesta quarta-feira o calendário do futebol brasileiro para 2026, com mudanças que impactam diretamente a Copa do Nordeste. A principal alteração é que clubes classificados para competições internacionais, como Libertadores e Sul-Americana, não poderão participar dos torneios regionais.
Com isso, o Bahia, atual campeão da Copa do Nordeste e atualmente na sexta posição do Brasileirão, deve ficar fora da próxima edição. Apenas a vaga na Sul-Americana já seria suficiente para tirá-lo do torneio. Fortaleza e Vitória também podem ser afetados, já que disputaram competições da Conmebol em 2025.
A Copa do Nordeste terá 20 clubes, quatro a mais que hoje, e será disputada entre 25 de março e 7 de junho, após o fim dos estaduais. Serão 10 datas destinadas à competição.
A CBF também anunciou a criação da Copa Sul-Sudeste, com 12 clubes, e a reformulação da Copa Verde, que será dividida entre Copa Norte e Copa Centro-Oeste, reunindo 24 times no total.
As mudanças buscam desafogar o calendário e permitir que os torneios regionais ocorram sem conflitos com outras competições. Em 2025, por exemplo, o Bahia teve jogos adiados no Nordestão por conta da participação na Libertadores.












