Governo anuncia compra de medicamentos para tratamento de intoxicação por metanol

Por Redação
2 min. leitura

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou hoje (5) que o governo federal adquiriu novos antídotos para o tratamento de casos de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa em Teresina/PI.

Segundo o ministerio, foram compradas 2500 doses de fomepizol, medicamento usado especificamente para tratar pacientes que ingeriram metanol. A aquisicao foi feita por meio da Organizacao Pan-Americana da Saude OPAS, junto a um fornecedor localizado no Japão.

O acordo já foi firmado, e a previsão é que o novo antidoto chegue ao Brasil na próxima semana. Além do etanol farmacêutico, que já está em uso, também será usado o fomepizol para ampliar a capacidade de tratamento.

O ministro agradeceu a OPAS pela parceria e ressaltou que a cooperação internacional é essencial para garantir o acesso rápido da população a medicamentos estratégicos.

Alem do fomepizol, o governo também está reforçando o estoque de etanol farmacêutico, que também atua no tratamento de intoxicações. Atualmente, o país conta com 4300 unidades, e 12 mil ampolas devem ser entregues nos próximos dias. Há ainda negociações para a compra de mais 60 mil unidades junto a indústria farmacêutica nacional.

O mais recente boletim do Ministério da Saúde indica que o número de notificações por intoxicação por metanol subiu para 127 em todo o país, sendo 11 casos confirmados em laboratório.

Compartilhe este artigo