Apesar do cessar-fogo em vigor, Israel voltou a bombardear neste domingo (19) áreas da Faixa de Gaza. Segundo testemunhas, aviões israelenses realizaram dois ataques aéreos em Rafah, no sul do território.
O governo israelense não confirmou oficialmente os bombardeios, mas informou que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ordenou uma “forte retaliação” após um suposto ataque do Hamas a militares israelenses. O grupo islamista negou ter rompido a trégua.
As explosões ocorreram em uma área sob controle de Israel. Moradores relataram confrontos entre combatentes do Hamas e outro grupo armado palestino antes dos ataques.
Um oficial israelense afirmou à agência AFP que o episódio representa “uma violação flagrante do cessar-fogo”. Já o Hamas acusa Israel de violar o acordo, alegando que 37 palestinos morreram por tiros de forças israelenses desde o início da trégua, em 10 de outubro.
O cessar-fogo, mediado pelos Estados Unidos, permitiu o retorno de reféns a Israel, mas a nova ofensiva reacende o risco de uma nova escalada no conflito.
Por Wanderson Gomes (@w4ndersongomes)











