A partir da edição de 2026, os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) poderão utilizar as notas obtidas nas três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025, para inscrição e classificação. A medida foi oficializada no Edital nº 22/2025 do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa amplia as possibilidades de ingresso dos estudantes no ensino superior público, permitindo que cada candidato escolha a melhor pontuação obtida.
De acordo com o MEC, o sistema levará em conta a nota do Enem que apresentar a maior média ponderada, conforme o curso escolhido, desde que o participante não tenha feito o exame como treineiro, ou seja, antes de concluir o ensino médio. Já o período de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026 ocorrerá entre os dias 27 de outubro e 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.
O Sisu é o programa do governo federal que reúne vagas de universidades públicas de todo o país e permite que os estudantes concorram de forma gratuita utilizando apenas a nota do Enem. As instituições podem oferecer vagas para cursos com início no primeiro ou segundo semestre letivo. Na edição de 2025, foram disponibilizadas 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação, distribuídos entre 124 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.












