Furacão Melissa atingirá região onde vive metade da população da Jamaica

Por Redação
1 min. leitura

O Furacão Melissa, de categoria 5, deve atingir a Jamaica nesta terça-feira (28), colocando em risco direto cerca de 1,5 milhão de pessoas — mais da metade da população do país, segundo a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV).

As autoridades montaram mais de 800 abrigos em todo o território para acolher moradores das áreas mais vulneráveis. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou para condições catastróficas, com ventos que podem ultrapassar 300 km/h, além de marés de até quatro metros, chuvas superiores a 70 centímetros e alto risco de inundações e deslizamentos de terra.

“É a tempestade do século para a Jamaica”, afirmou Anne-Claire Fontan, especialista em ciclones da OMM.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou que a pressão central da tempestade caiu nas últimas horas, sinal de que o furacão continua se intensificando.

Antes de chegar à Jamaica, o Melissa já causou sete mortes no Caribe — três na Jamaica, três no Haiti e uma na República Dominicana. Após atravessar a ilha, o fenômeno deve seguir em direção a Cuba entre a noite desta terça e a manhã de quarta-feira (29).

Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)

Compartilhe este artigo