O traficante paraibano Damião Barbosa, de 50 anos, foi capturado nesta terça-feira (28) durante a megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro. A ação policial, que envolveu cerca de 2.500 agentes de segurança, resultou em 64 mortes e 81 prisões nos complexos do Alemão e da Penha, além de intensos confrontos entre policiais e traficantes. Barbosa, um dos principais integrantes da facção na Paraíba, estava foragido e era considerado próximo ao presidente da organização criminosa no estado.
De acordo com a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Damião Barbosa era responsável pela gestão do tráfico de drogas na cidade de Araçagi, no Brejo paraibano. Contra ele, existiam dois mandados de prisão em aberto, sendo um por tráfico e associação para o tráfico, com pena de 5 anos e 6 meses, e outro por tráfico e roubo qualificado, que resultou em uma condenação de 30 anos de prisão. Ele foi encontrado no Rio de Janeiro, onde tentava se esconder após fugir das autoridades paraibanas.
A operação, que faz parte da estratégia do governo fluminense de combate ao avanço do Comando Vermelho, foi marcada por cenas de violência, com traficantes utilizando drones para lançar bombas e barricadas incendiadas para dificultar a ação policial. O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, afirmou que a operação foi planejada com antecedência e ressaltou a necessidade de ações enérgicas para conter a expansão da facção no estado.











