A Defesa Civil de Campina Grande atua em ações preventivas, de socorro e reconstrução para minimizar os impactos de desastres naturais e acidentes. O trabalho inclui vistorias em áreas de risco, fiscalização de marquises e edificações, monitoramento de pontos críticos e atendimento emergencial 24 horas por telefone e WhatsApp.
Durante o episódio do MRCast Sustentabilidade: “No Tom da Conversa”, o coordenador Tenente Régis Cavalcante e o supervisor Maxssuel Bezerra discutiram com o apresentador Tony Ambientalista os efeitos das mudanças climáticas e os novos desafios da instituição. Eles explicaram que a Defesa Civil atua de forma integrada com as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Assistência Social e Obras e também através gabinete do prefeito Bruno Cunha Lima.
Um dos temas destacados foi o rompimento de um reservatório no bairro da Prata, ocorrido no último sábado. Segundo o Tenente Régis, uma equipe com 16 agentes foi mobilizada imediatamente para o local e segue realizando vistorias, acompanhadas pelo CREA e pelo Ministério Público. Ele também anunciou que, a partir da próxima semana, serão intensificadas as fiscalizações em marquises no centro e em shoppings, além da limpeza e levantamento de canais e córregos que serão encaminhados à SESUMA.
Outro ponto abordado foi a Operação Carro-Pipa, que distribui água na zona rural por meio de quatro caminhões abastecidos. Cada comunidade recebe cerca de 17 mil litros por dia, com base em um cadastro analisado pela Defesa Civil e pelo Exército. O programa, financiado pelo governo federal, garante que cada morador tenha acesso a até 20 litros de água por dia em cisternas comunitárias. O atendimento da Defesa Civil pode ser acionado pelo telefone (83) 3310-6860, WhatsApp (83) 99819-9079, com plantão 24 horas.











