Seis pessoas seguem internadas após o incêndio que atingiu o pavilhão de países da Blue Zone na COP 30, em Belém, informou nesta sexta-feira (21) o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS). Ao todo, 27 pessoas receberam atendimento médico e 21 já foram liberadas.
Segundo o CIOCS, os atendimentos foram motivados principalmente por inalação de fumaça e crises de ansiedade. Não houve registro de queimaduras. A entidade não detalhou o estado de saúde dos internados nem a previsão de alta.
Entre os atendidos estava uma bombeira civil que passou mal durante a evacuação. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a profissional sendo socorrida por equipes de emergência.
A Blue Zone foi reaberta na noite de quinta-feira (20), após vistoria da Polícia Federal e emissão de alvará de funcionamento e atestado de segurança pelo Corpo de Bombeiros. Participantes da COP 30 retornaram ao local para recuperar pertences deixados durante a evacuação.
As atividades e reuniões foram normalizadas nesta sexta-feira (21). Observadores relataram que algumas negociações seguiram em outros espaços mesmo durante a interdição do pavilhão.
O incêndio foi controlado, mas a fumaça se espalhou pelo sistema de refrigeração, exigindo o uso de exaustores para limpeza do ambiente. As causas do fogo ainda não foram esclarecidas, e autoridades não divulgaram informações sobre a perícia no local.
Confira o boletim desta tarde:
Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)











