STF decreta prisão de Alexandre Ramagem após suspeita de fuga do país

Por Redação
2 min. leitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) decretou, nesta sexta-feira (21/11), a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes após a Polícia Federal identificar indícios de que o parlamentar deixou o Brasil clandestinamente, descumprindo determinação judicial que o impedia de sair do país.

Condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Ramagem também pode ficar inelegível caso a sentença seja mantida após recursos.

A suspeita de fuga ganhou força após reportagem apontar que o deputado estaria em Miami, nos Estados Unidos. Nesta semana, Ramagem participou de forma remota de uma votação na Câmara e pediu um celular com roaming internacional, o que reforçou dúvidas sobre sua localização. A Câmara informou não ter recebido qualquer comunicado oficial sobre sua saída do país — algo obrigatório pelas regras da Casa.

Se não for encontrado, Ramagem será considerado foragido.

Na quinta-feira (20), o PSOL pediu a prisão preventiva do deputado e de outros condenados pela tentativa de golpe de 2022, entre eles Augusto Heleno, Anderson Torres, Almir Garnier e Paulo Sérgio Nogueira. O pedido foi motivado justamente pela suspeita de que Ramagem estava fora do Brasil.

A defesa do parlamentar ainda não se manifestou.

Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)

Compartilhe este artigo