O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou nesta terça-feira (23) o novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano. O paraibano assumirá a cadeira de Celso Sabino. O paraibano é filho do líder da bancada negra da Câmara, Damião Feliciano (União-PB), e é aliado do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que confirmou ter conversado com Lula a respeito da indicação.
Membros da cúpula do União Brasil contrários ao governo Lula atribuem a articulação integralmente a Hugo Motta, que tenta melhorar sua relação com o Planalto de olho nas eleições de 2026, quando pretende lançar o pai, Nabor Wanderley, ao Senado.
Motta participou da cerimônia de posse de Feliciano nesta terça, no Palácio do Planalto, ao lado de outras lideranças do União, PP e PSD na Câmara dos Deputados. O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), também esteve presente.
Na cerimônia desta terça, Hugo Motta saudou Lula pela nomeação e avaliou que a decisão demonstra “sensibilidade política e a capacidade de agregar”. O deputado também afirmou que a gestão de Feliciano “contará com o apoio do Parlamento” e terá participação da Câmara.
Feliciano foi secretário do Turismo da Paraíba entre 2019 e 2021. Ele é filho da ex-vice‑governadora do estado Lígia Feliciano e do deputado federal Damião Feliciano.











