No mesmo dia em que os Estados Unidos anunciaram a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o presidente Donald Trump usou uma gíria popular das redes sociais em uma publicação no X, feita pela conta oficial da Casa Branca.
O post trazia uma foto de Trump acompanhada da sigla “FAFO” e da legenda “No games” (“sem jogos”, em português), em referência à prisão de Maduro.
FAFO é a abreviação da expressão em inglês “F*ck Around and Find Out”, equivalente ao ditado “quem brinca com fogo, se queima”. A frase é usada para indicar que determinadas ações geram consequências negativas.
A gíria tem origem no meio militar e se popularizou na internet, especialmente em plataformas como X, Reddit e TikTok. Hoje, aparece em conteúdos políticos, policiais e também em vídeos de tom humorístico que mostram pessoas lidando com as consequências de suas escolhas.
Trump já havia usado o termo anteriormente. Em janeiro, publicou mensagem semelhante ao ameaçar a Colômbia com tarifas e sanções após o país recusar voos militares com deportados. Outros integrantes do governo americano também adotam a expressão. Em setembro, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que sua mensagem aos inimigos do país era: “FAFO”.
A publicação ocorreu após a captura de Maduro, que foi levado para um centro de detenção em Nova York no sábado (3). Trump declarou que os Estados Unidos irão administrar a Venezuela durante a transição de governo e afirmou que o país também terá controle sobre o petróleo venezuelano.
A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, anunciou que Maduro será julgado pela Justiça americana em um tribunal de Nova York.
Por Wanderson Gomes (@w4ndersongomes)











