Água com sinais de poluição foi registrada na manhã desta segunda-feira (5) em uma galeria pluvial na praia de Tambaú, em João Pessoa. No mesmo local, próximo ao Largo da Gameleira, geladeiras enferrujadas foram encontradas abandonadas na areia e retiradas por equipes de limpeza urbana.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa, a água escura e com forte odor pode ser resultado de vazamento de esgoto para as galerias pluviais, fenômeno conhecido como “língua negra”, que acaba atingindo o mar. De acordo com o secretário Wellington Silveira, situações como essa podem ocorrer devido ao extravasamento de poços do sistema de esgotamento sanitário.
A prefeitura informou que ações de limpeza, desentupimento e fiscalização das galerias estão em andamento, com atuação conjunta da Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Meio Ambiente, Cagepa e outros órgãos competentes.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) informou que suspendeu o recesso para acompanhar o caso. A promotora Cláudia Cabral afirmou que o MP se reuniu com os órgãos responsáveis e realizará novas inspeções, com apoio de peritos e engenheiros, para identificar eventuais irregularidades e responsabilizar os envolvidos.
Ainda segundo o MPPB, denúncias feitas em 2025 sobre despejo irregular de esgoto em praias da capital continuam sendo apuradas, e os responsáveis já estão sendo notificados, com possibilidade de avanço para a esfera criminal.
Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)
Com G1 PB











