João Azevedo assina medida provisória que cria Secretaria da Proteção Animal na Paraíba

Por Redação
2 min. leitura

O governador João Azevedo anunciou a criação de uma Secretaria Executiva de Proteção Animal, essa nova estrutura foi pensada para ajudar a coordenar ações públicas que envolvem a saúde, proteção, defesa e o bem-estar dos animais em todo o estado. Ela faz parte da Secretaria de Estado da Saúde e foi criada por uma medida provisória assinada na última segunda-feira (26), publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (28). 

Entre as tarefas da secretaria estão organizar ações de fiscalização, resgate, abrigo e cuidados com a saúde dos animais, além de integrar as políticas já existentes relacionadas à causa animal. O objetivo é que o Poder Executivo possa atuar de forma mais coordenada na promoção do bem-estar animal em toda a Paraíba.

Agora, a secretaria conta com cargos comissionados, como secretário executivo, gerentes e chefes de núcleos, responsáveis por áreas específicas dentro da política estadual de proteção aos animais. A organização interna inclui uma Gerência Executiva de Saúde e Bem-Estar Animal, que supervisiona unidades responsáveis por fiscalização e denúncias, resgate e abrigo, serviços de saúde animal e ações relacionadas à causa animal.

Além disso, foram criados núcleos específicos para proteger os animais domésticos, monitorar zoonoses e promover educação e conscientização da população. Com essas mudanças, as ações voltadas à proteção animal passam a ter uma coordenação própria dentro da estrutura da Secretaria de Saúde, garantindo uma maior integração entre políticas públicas, fiscalização e atendimento às demandas.

Compartilhe este artigo