Lula encontra Macron na Índia e recebe convite para participar da cúpula do G7 na França

Por Redação
2 min. leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, para participar da próxima cúpula do G7, marcada para os dias 15 e 16 de junho, em Évian-les-Bains. O convite foi feito durante encontro entre os dois líderes na Índia, onde participaram de uma cúpula sobre os impactos da inteligência artificial.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a conversa abordou temas como cooperação em defesa, ciência e tecnologia, comércio e questões da agenda global, incluindo paz, segurança e inteligência artificial. Os presidentes também discutiram a integração transfronteiriça e o enfrentamento conjunto ao narcotráfico, ao garimpo ilegal e a outras formas de crime na região de fronteira entre o estado do Amapá e a Guiana Francesa. Também foi destacado o intercâmbio comercial recorde de US$ 10,3 bilhões em 2025, reconhecendo, porém, que o volume está abaixo do potencial das duas economias.
A nota oficial não mencionou o acordo comercial entre Mercosul e a União Europeia, tema que expõe divergências entre os dois governos. Macron tem sido um dos principais críticos do tratado e, no fim do ano passado, liderou ao lado da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, um movimento contrário aos termos propostos. Apesar das diferenças, Lula e Macron mantêm relação próxima desde o início do atual mandato do presidente brasileiro, com visitas oficiais realizadas em 2024, no Brasil, e em 2025, na França.
Compartilhe este artigo