Lula comenta queda de tarifas de Trump: “Tomamos as decisões corretas”

Por Redação
2 min. leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou neste domingo (22) as mudanças nas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos sobre produtos estrangeiros. Durante coletiva ao fim de sua agenda na Índia, o petista afirmou que o Brasil agiu com cautela. “Tomamos as decisões com muita cautela. Todos vocês sabem que tenho na minha cabeça a ideia de não tomar nenhuma decisão quando estou com 39 graus de febre… Acho que tomamos as decisões corretas”, disse. A Suprema Corte americana derrubou as tarifas aplicadas por Donald Trump, que posteriormente instituiu novas taxas menores, de 15%.

Sobre a decisão da Justiça americana, Lula evitou comentar diretamente. “Obviamente que eu não posso julgar a decisão da Suprema Corte de um país. Não julgo do meu, muito menos de outro país”, afirmou. Para ele, a redução das tarifas representa um alívio para países que anteriormente eram taxados em 40% ou 50%, e destacou que a medida, mesmo parcial, é positiva para o comércio internacional.

O presidente também comentou a expectativa em relação ao encontro com Donald Trump, previsto para a segunda metade de março. Lula disse acreditar que a conversa permitirá retomar a normalidade na relação entre Brasil e Estados Unidos. Ele ainda classificou como “anômala” a forma como Trump impôs as tarifas via redes sociais e defendeu que é necessário estabelecer limites às ameaças que os EUA têm feito a outros países, citando inclusive o caso do Irã.

Compartilhe este artigo