STF pode retomar julgamento sobre vínculo entre apps e motoristas e ações sobre Lei de Improbidade nesta quarta (24)

Por
2 min. leitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode retomar nesta quarta-feira (24) o julgamento que discute se motoristas e entregadores de aplicativos têm ou não vínculo de emprego com as plataformas — tema conhecido como “uberização”.

O processo começou a ser analisado no ano passado, com a apresentação de argumentos das partes envolvidas. Agora, os ministros devem iniciar a fase de votos. A decisão final deverá criar uma tese, que servirá como referência para processos semelhantes em todo o país.

O que está em discussão sobre os aplicativos

O caso analisa o modelo de trabalho das plataformas digitais e seus efeitos nos direitos trabalhistas.

A Advocacia-Geral da União (AGU) defende que, caso não seja reconhecido vínculo formal, sejam garantidas regras mínimas, como:

piso de remuneração ligado ao salário mínimo;

limite de horas de conexão por dia;

seguro de vida e invalidez;

espaços de descanso;

capacitação profissional;

possibilidade de negociação coletiva.

Já a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou contra o reconhecimento de vínculo empregatício. Para a PGR, a jurisprudência do próprio STF permite diferentes formas de contratação fora da CLT.

Lei de Improbidade também está na pauta

Antes do tema dos aplicativos, o STF deve analisar ações que questionam trechos da Lei de Improbidade Administrativa, alterada pelo Congresso em 2021.

As discussões envolvem pontos como:

necessidade de comprovar intenção (dolo) para condenação;

limites da perda de cargo público;

regras para suspensão de direitos políticos;

alcance das punições a contratos com o poder público;

critérios de prescrição e enquadramento das infrações.

Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)

Compartilhe este artigo