Na última rodada do primeiro turno, Treze e Campinense empataram em 1×1 (foto Fábio Oliveira / Treze)

Que Treze e Campinense realizam o maior clássico da Paraíba e um dos maiores clássicos do Brasil, disso todo mundo sabe. Em dia de Clássico dos Maiorais, a cidade muda o tom e o clima de apreensão toma conta até a hora que a bola rola e as torcidas ecoam seus cantos nas arquibancadas do Estádio Ernany Sátiro, o Amigão, palco que se confunde com a história dessa rivalidade que já perdura por décadas.

Entretanto, especialmente neste decisivo Galo e Raposa, jogo que fecha a primeira fase do Campeonato Paraibano de 2020, não poderemos sentir a pulsação das torcidas no Amigão. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus e seguindo as recomendações das autoridades de saúde, todos os jogos do certame acontecerão sem presença de público, como forma de diminuir os riscos de contágio pela COVID-19.

A partida de hoje, independente do resultado, entrará para a história do clássico: será a primeira vez nestes 65 anos de rivalidade em que Treze e Campinense medirão forças sem a presença de seus torcedores no estádio.

Sem torcida não é sinônimo de sem emoção. Os eternos rivais entram em campo às 20h15 desta terça-feira (28) com pretensões bem diferentes no certame: do lado alvinegro, apenas a vitória interessa para levar o Galo às semifinais do campeonato após dois anos, enquanto do lado rubro-negro, a classificação para a próxima fase já está assegurada, já sabendo, inclusive, que irá até o Sertão do estado enfrentar o Sousa na sequência do competição.

Treze:

O Galo da Borborema, apesar de depender apenas de si para seguir vivo rumo ao título paraibano, distante do bairro do São José desde 2011, sabe que a pressão por parte da torcida é grande. A classificação, por sinal, poderia vir com um empate caso a equipe tivesse vencido o Nacional de Patos na última rodada, jogo que terminou empatado em 0x0.

A equipe galista ainda está invicta sob o comando do técnico Moacir Júnior, mas sabe que terá que colocar o coração na chuteira caso queira vencer o Campinense, time que, mesmo comandado pelo interino Hélio Cabral na volta da paralisação, mostrou um sólido posicionamento defensivo que anulou completamente as investidas do Botafogo da Paraíba, em partida que terminou empatada em 0x0, na Capital, e também do líder do Grupo A, Atlético de Cajazeiras, quando venceu por 1×0, em Campina Grande.

Campinense:

Pelo lado da Raposa a situação segue tranquila após o período turbulento que a equipe cartola viveu nos últimos meses. Na última semana Nei Júnior, auxiliar de Ruy Scarpino, foi anunciado como técnico efetivo da equipe para o restante da temporada. Nei já vinha aplicando treinamentos e foi muito bem recebido pelos atletas.

Na tabela de classificação o Campinense também está mais tranquilo do que nunca. Chega à última rodada já classificado e com duas possibilidades nas mãos: caso vença ou empate, elimina o arquirrival Treze, caso perca, elimina o rival Botafogo, equipe pela qual foi derrotado nas últimas duas finais do estadual.

Retrospecto:

Nas últimas quatro partidas entre as duas equipes prevaleceu o equilíbrio nos resultados, com um vitória para cada lado, além de dois empates:

Treze 0x1 Campinense – 5ª rodada campeonato paraibano (2019)
Campinense 0x1 Treze – 10ª rodada campeonato paraibano (2019)
Treze 0x0 Campinense – Troféu Lourdes Ramalho (2019)
Campinense 1×1 Treze – 5ª rodada campeonato paraibano (2020)

Prováveis equipes:

O Galo da Borborema vai contar com o retorno do lateral-direito Gustavo, que cumpriu suspensão automática contra o Nacional de Patos. E o treinador Moacir Júnior, que tem todo o seu elenco à disposição para o Clássico dos Maiorais, admitiu que só vai definir o titular na lateral direita – Gustavo ou Léo Pereira – momentos antes da partida no Amigão.

Treze: Jeferson, Léo Pereira (Gustavo), Breno Calixto, Nilson Júnior e Gilmar; Robson, Vinicius Barba, Bruno Mota, Douglas Lima e Tales; Ermínio.

O cenário do Campinense já é um pouco diferente. O meia Juliano, que estava com suspeita de Covid-19 (o exame de PCR acusou negativo), deve voltar ao time titular. Outro que pode começar a partida é o meia Bismarck, que já está regularizado. Acometido por uma lesão muscular, fica também a expectativa para a presença do volante Elielton na partida. O jogador ainda é considerado como dúvida para os 90 minutos. Thauan está recuperado de uma virose e, teoricamente, voltaria ao time titular, mas há informações ainda não confirmadas oficialmente pela diretoria rubro-negra de que ele estaria de saída do clube.

Enquanto isso, o meia Wagner Querino, com um entorse no tornozelo, vai ficar encostado no departamento médico por até quatro semanas. Outro que também fica fora é o artilheiro Rafael Ibiapino, que vai cumprir suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

Campinense: Rodrigo Dias, Alex Travassos, Alex Maranhão, Uesles e Matheus Camargo; Pêu, Elielton, Juliano e Bismarck; Aleffe e Reinaldo Alagoano.

Transmissão:

A partida terá transmissão do canal do Treze Futebol Clube no Youtube e também das emissoras de rádio da cidade. A partida será televisionada pela TV Itararé no canal 18.1

Por Pedro Pereira

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
21:02, 22/12/2024
temperature icon 24°C
algumas nuvens
Humidity 69 %
Pressure 1014 mb
Wind 27 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 38 Km/h
Clouds Clouds: 23%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:08
Sunset Sunset: 17:41
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -