Foto: Divulgação

Apesar das recentes etapas de flexibilizações promulgadas pelas autoridades sanitárias e epidemiológicas, os impactos da pandemia da Covid-19 ainda são evidentes em muitos segmentos da economia. Mesmo após a retomada das atividades, alguns setores ainda padecem vítimas da forte crise proporcionada pelas necessárias medidas adotadas visando evitar a disseminação do vírus, sendo o setor de entretenimento, talvez, o mais prejudicado atualmente.

É o que relata a atriz circense Andreza Alvarado, descendente de uma família oriunda do Circo que, em decorrência da pandemia, vive momentos de severa dificuldade. Segundo relata a atriz à equipe de reportagem do Blog do Márcio Rangel, a companhia do Circo Mundo Mágico, natural da cidade de Itabirito, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, desde o mês de fevereiro a companhia está em Campina Grande, onde se apresentaram apenas por três semanas até a chegada da pandemia inviabilizar as apresentações.

“Nós chegamos em Campina Grande em fevereiro, pagamos todas as taxas, todas as licenças, estreamos e trabalhamos apenas três semanas. Veio a pandemia e nós tivemos que baixar as lonas”, revela Andreza.

As dificuldades atingiram em cheio à grande maioria da população, e mais em cheio ainda àqueles que tiram do público seu sustento diário: “nós não temos casa fixa, nós vivemos no Circo, moramos aqui, e vivemos exclusivamente da bilheteria do Circo. A nossa companhia hoje possui, em média, 40 pessoas, sendo 14 crianças, 2 idosos e 2 gestantes. É muita gente pra se alimentar, e, nos últimos tempos, não temos de onde tirar”, desabafa a atriz.

A realidade do Circo Mundo Mágico, armado na Avenida Brasília, no bairro do Catolé, é a mesma de muitos circos espalhados não só por Campina, mas também por todo o Brasil, onde artistas tiveram de arranjar, mesmo que provisoriamente, meios alternativos para garantir, ao menos, o seu pão diário.

Foto: Divulgação

O novo-coronavírus ainda existe, e medidas ainda precisam estar sendo tomadas para evitar que maiores – e negativos – efeitos se instaurem novamente, entretanto, felizmente para estes artistas, as etapas recentes de flexibilização da economia passaram a permitir pequenos eventos que deverá suprir um pouco da necessidade destes trabalhadores, que, como ressalta Andreza, não é só financeira: “nesse período todo o mais difícil, além do financeiro, é a questão psicológica. Eu que sou nascida e criada no circo, é muito difícil você ficar sem trabalhar, sem renda e principalmente sem fazer aquilo que você ama. Nós circenses temos um amor pelo que a gente faz, que é levar alegria, arte e entretenimento às pessoas”, desabafa.

O Circo Mundo Mágico voltará suas apresentações a partir da próxima sexta-feira (06) seguindo todas as recomendações sanitárias como o uso de máscaras e distanciamento social, assim como a disponibilização de álcool em gel na entrada e saída dos espetáculos, estes que terão a sua duração e capacidade reduzida para permitir a sanitização do ambiente no intervalo das apresentações diárias.

Foto: Divulgação

HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES

Quinta e Sexta: 20h30
Sábado, Domingo e Feriados: 17h; 19h e 20h30
Valor dos Ingressos: R$ 9.99
Localização: Avenida Prefeito Severino Cabral (Avenida Brasília), ao lado do Partage Shopping

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
05:40, 15/12/2024
temperature icon 22°C
nuvens dispersas
Humidity 86 %
Pressure 1013 mb
Wind 13 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 20 Km/h
Clouds Clouds: 28%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:05
Sunset Sunset: 17:37
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -