O Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) homologou o resultado das eleições para reitoria da instituição, em reunião na quinta-feira (3). Agora, o resultado, que aponta os professores Vicemário Simões e Camilo Farias como os mais votados para reitor e vice-reitor, respectivamente, vai ser encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para escolha final do presidente da República, Jair Bolsonaro.
A consulta pública virtual para composição da nova reitoria da UFCG aconteceu no último dia 20 de novembro. O professor Vicemário Simões, que é o atual reitor da instituição, venceu a disputa com 50,45% dos votos, e, se tiver o aval presidencial, vai continuar ocupando o cargo pelos próximos quatro anos, assim como seu vice-reitor, Camilo Farias, que teve 53,97%.
O relatório final da votação, bem como a lista tríplice com o nome dos três candidatos que deve ser encaminhada ao MEC, foi aprovada de forma unânime pelos conselheiros. O professor que ficou em segundo lugar na disputa, Kennedy Guedes, chegou a contestar na Justiça o resultado da consulta, mas teve seu pedido de recontagem dos votos negado.
Com a homologação, a lista tríplice foi oficializada da seguintes maneira:
Reitor:
1º – Vicemário Simões (50,45%)
2º – Kennedy Guedes (30,07%)
3º – Antônio Fernandes (19,47%)
Vice-Reitor
1º – Camilo Farias (53,97%)
2º – Marcus Vinícius (29,95%)
3º – Mário Eduardo (16,08%)
Com Jornal da Paraíba