Foto: Dorenty Ribeiro/Arquivo pessoal

A supervisora de lanchonete, Dorenty Ribeiro, tinha feito um empréstimo para reformar a casa onde mora com o marido e os dois filhos pequenos, em Campina Grande/PB. A mulher ficou animada quando, no dia 5 de dezembro, recebeu uma mensagem via aplicativo de conversas com uma oportunidade de renda extra, porém, não imaginava que se tratava de um golpe e que perderia mais de R$ 6 mil. Ela fez boletim de ocorrência, mas até o momento não conseguiu recuperar a quantia.

“Agora que passei por tudo isso espero alertar outras pessoas, pois não desejo que ninguém sofra o que sofri. Não é fácil trabalhar tanto e perder tudo que conquistamos com sacrifício, pois fui pega em um momento de fragilidade e necessidade”, relatou.

A mensagem inicial dizia que se tratava do gerente geral de uma multinacional de comércio online, a Amazon, e que estaria contratando uma equipe de meio período, com remuneração mensal de R$ 1.000 a R$ 5.000. O texto disponibilizava um outro número de telefone para que, caso a mulher tivesse interesse na oportunidade, entrasse em contato.

A Amazon informou que “a empresa nunca solicita informações de acesso, como login e senha, a qualquer consumidor ou entra em contato via Whatsapp para divulgar vagas e oportunidade de renda extra e oportunidades de carreira”. A divulgação de vagas é feita exclusivamente pelo site da empresa.

Dorenty Ribeiro ficou interessada e enviou uma mensagem para o número, que utilizava a foto de uma mulher no perfil. O contato respondeu com “olá, você precisa de um emprego?” e começou a passar as instruções sobre o que Dorenty precisava fazer. A pessoa enviou um link para que a vítima instalasse um aplicativo chamado “JBS”.

“Nosso trabalho é muito simples. Você pode ganhar dinheiro online com um telefone celular e pode ganhar de R$ 50 em 2 a 3 minutos. Você tem tempo para ganhar dinheiro agora?”, perguntou.

Conforme os prints, a pessoa explicou que o trabalho consistia em cumprir “missões”, realizando compras em lojas online para aumentar a taxa de cliques dos comerciantes e que o dinheiro seria devolvido de três a cinco minutos com um acréscimo de comissão.

Na primeira missão, Dorenty recebeu o dinheiro de volta, mas com o passar do tempo, os valores de cada tarefa se tornaram mais altos e o dinheiro ficou retido no aplicativo. “Você aceitava a tarefa e seguia com Pix, na primeira vez eles fazem o depósito, acredito que é para acreditarmos que vamos conseguir o dinheiro de volta”, relatou a vítima.

Ao questionar o contato que lhe passou as instruções, foi informado à mulher que, para ter a quantia de volta, era necessário completar todas as missões, contudo, a essa altura, ela já não tinha mais dinheiro para continuar. Dorenty entrou em contato com o banco, mas conseguiu estorno de apenas R$79,87.

O delegado de Defraudações de Campina Grande, Gilson Teles, orienta às pessoas a não acreditarem em mensagens com solicitações de transferência bancária ou de dados pessoais.

“Nunca acredite em mensagens que induzem você a fazer transferência ou que te peçam informações confidenciais. Não há qualquer possibilidade de uma empresa séria exigir qualquer quantia para admitir quem quer que seja. A seleção sempre será pelo currículo e ou alguma indicação”, explicou.

O delegado ressalta que, em casos como o de Dorenty, recuperar o dinheiro é difícil, mas a polícia busca identificar os autores. “Chegar a autoria é o nosso objetivo”, afirmou.

Com G1 Paraíba

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