O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, registrou ontem (10), uma doação de múltiplos órgãos que ajudou a salvar a vida de três paraibanos.
O doador tinha 21 anos e morreu vítima de um Acidente Vascular Isquêmico. A morte encefálica foi confirmada após a realização dos exames de imagem e clínicos. A autorização da família foi determinante para que a doação acontecesse.
Foram doados os rins, o fígado e as córneas. O rim direito foi para um paraibano de 66 anos, o rim esquerdo foi transplantado em uma mulher de 56 anos e o fígado para um senhor de 70 anos.
“São momentos como esse que nos enchem de energia para enfrentar os desafios. Conseguimos mais uma doação graças ao esforço de toda a equipe da Central de Transplantes,” declara Rafaela Dias, chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes.
Em 2022 a Paraíba já registrou a realização de 247 transplantes, sendo 201 de córneas, dois de coração, 25 de rins, 16 de fígado e três de medula óssea. Ainda aguardam por um órgão 443 paraibanos.
Para ser doador é importante comunicar à família o desejo, para que após a morte, os familiares possam autorizar a doação e retirada dos órgãos e tecidos.
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e aguardam em lista. A lista é única, organizada pelos estados ou regiões, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).