O Teatro Municipal Severino Cabral completará 59 anos de história de devoção à cultura e à arte, nesta quarta-feira (30). Para celebrar a data tão especial para Campina Grande, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), preparou uma programação gratuita à população, incluindo a participação do grupo “Amigos da Big Band” e do “Ballet Suellen Carolini”, no palco do próprio Municipal, a partir das 20h.
Intitulado de “A Era do Swing: o Jazz é o Espetáculo”, o evento promete um repertório diversificado exaltando o ritmo do Jazz, bastante difundido até hoje, mas que chegou ao auge da popularidade na intitulada “época do Swing”. Ainda nessa época ganhando status de música pop e abrindo espaço para o surgimento de expressões artísticas, a exemplo das big bands.
Nesta perspectiva, a escolha pelo grupo Amigos da Big Band na programação não veio à toa. A banda, formada por 18 instrumentistas, iniciou as atividades em janeiro de 2021 e meses após passou a integrar as atividades artísticas desenvolvidas pelo Teatro Municipal, recebendo apoio do Núcleo de Produção Artística do Municipal.
Outra grande escolha da programação de aniversário é o “Ballet Suellen Carolini”, que integra o Espaço Suellen Carolini, fundado desde 2000. A instituição realiza trabalhos nos segmentos de saúde, dança e educação em Campina Grande. Foi, e é, responsável pela formação de diversos bailarinos, coreógrafos e arte-educadores, incluindo alunos que posteriormente ingressaram no curso do Teatro Bolshoi.
Vale reforçar que a entrada para o evento é gratuita e pode ser reservada pelo site do Teatro Municipal (http://teatroseverinocabral.art.br/), onde é publicada toda a programação do mesmo. No entanto, a plateia permanecerá aberta aos que não conseguirem reservar online, até a lotação total da casa.
Enquanto equipamento cultural, o Teatro Municipal Severino Cabral organiza-se como um ambiente de fruição da cultura, recebendo espetáculos locais e de fora da cidade, e um ambiente de incentivo à produção cultural e criativa de Campina Grande. Através de seus departamentos: Artísticos, Formação, Produção Executiva, Arte Midiática e Administrativa, o Teatro desenvolve a preparação profissional de artistas e produtores.
O local, enquanto instituição, ainda presta assessoria ao setor cultural e criativo, incluindo a participação na criação de grupos artísticos nas mais diversas expressões da arte e da produção cultural.
Já sobre a estrutura, o Severino Cabral conta com diversos sanitários, hall, copas, alojamentos e camarins, além do palco principal, plateia, camarotes, e até um mini teatro, o Paulo Pontes, inserido em sua estrutura. Sem esquecer também do elevador que, de forma histórica, voltou a funcionar e receber manutenções garantindo uma total acessibilidade à estrutura.
Fonte: Codecom/PMCG